segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Atuar socialmente

Dezanove anos. Chamava-se Bernardo. Bombeiro em Carregal do Sal. Filho único. Morreu ao serviço de todos nós, vítima da força do fogo cruel. Foi a sétima vítima. Antecedeu a morte de um outro bombeiro, desta vez de Miranda do Corvo. Até agora, foram oito as vidas ceifadas pelo fogo.
O país, sempre que recebe a notícia da morte de um bombeiro, sente uma dor imensa. Chora com as famílias das vítimas. Questiona a justiça nesta vida. Como é possível tal acontecer? São homens e mulheres que, voluntariamente, acorrem a salvar as florestas, os campos agrícolas, as povoações, as casas onde vivemos. Como é possível que uma ação tão nobre os conduza à morte?
Por muito que tente, o país jamais conseguirá enaltecer a ação dos milhares que este ano, mais uma vez, avançaram contra as chamas. Ou esquecer os que partiram, corações nobres, solidários, valorosos, que representam o que de mais humano há na sociedade. Contudo, a dor aumenta quando percebemos que os incêndios não dependem diretamente da falta de meios. São um problema social, de resolução difícil. Falo dos “incendiários”, aqueles que por vingança, por estupidez, por doença resolvem atear a fogueira fatídica. Falo dos adolescentes e jovens que andam à deriva, sem acompanhamento, sem atenção, sem objetivos. Falo dos irresponsáveis que lançam foguetes, ignoram a limpeza dos solos, queimam lixo indevidamente. Falo dos que se maravilham com as sirenes, as câmaras de televisão e toda a envolvência do fogo-fátuo no mágico ecrã. Assim sendo, os incêndios são um problema da sociedade, que requer a intervenção de todos. Essa intervenção reside na educação cívica, na transmissão de valores, na vigilância permanente dos que necessitam de apoio, na ajuda ao próximo. A essa intervenção chamo “ação social”, que, no fundo, é a ação humana com preocupações sociais. É a ação que cabe a todos nós desenvolver, sejamos polícias, psicólogos, autarcas, professores, pais… simples cidadãos. Para podermos sentir como nossa a dor dos que partem ao serviço da humanidade, temos de desempenhar o nosso papel na prevenção do problema que os faz partir.

http://www.tintafresca.net/
15.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário